Dicas SaberExcel.com
Dicas de domínio público Aplicativo Excel  

Dicas do Aplicativo Excel
Saberexcel – Informática 
 

Torne vermelhos números que indicam negativo no Excel /2003/XP

Antes do Excel , você precisava fazer algumas ginásticas para formatar uma célula conforme seu conteúdo. Por exemplo, destacar em vermelho os números abaixo de um determinado patamar e em azul os que pertencerem a uma faixa bem definida. A partir da versão , esse recurso foi incorporado ao programa com o nome de Formatação Condicional.

Admita que você tem uma planilha para controlar o estoque de um produto. Sua empresa convenciona que o normal é ter entre 200 e 500 peças do produto. Portanto, o que estiver abaixo ou acima dessa faixa requer providências, para reposição ou redução do estoque. Se você usar cores em sua planilha, será mais fácil perceber quando e como agir.

Na planilha, selecione a área dos dados e acione Formatar/Formatação Condicional. Na caixa de diálogo, como Condição 1, defina: se o valor da célula é menor que o estoque mínimo (200), clique no botão Formatar e estabeleça uma marca para a célula. Você pode trabalhar com as cores da fonte e do fundo da célula e ainda com a borda. Defina, por exemplo, a fonte como vermelho e negrito.
 

Até agora você cobriu apenas uma faixa - a do estoque baixo. Clique no botão Adicionar e vamos para o estoque normal. Se o valor da célula está entre 200 e 500 (nesse caso, entre inclui os dois extremos), não defina nenhum formato. Mais uma vez, clique no botão Adicionar e determine as condições para o estoque alto.

Se o número de peças for maior que 500, formate a fonte em azul e negrito. Confira o resultado. Se quiser sofisticar a solução, nomeie duas células, uma como Estoque_Max e a outra como Estoque_Min. Para isso, selecione a célula e dê o comando Inserir/Nome/Definir e digite o nome. Preencha essas células com os respectivos valores, 500 e 200. Se mudar a política de estoques para esse produto, basta substituir o conteúdo dessas duas células. As formatações da planilha se adaptarão automaticamente à nova política.