Dicas SaberExcel.com
Dicas de domínio público Aplicativo Excel  


Dicas do Aplicativo Excel
Saberexcel – Informática 
 

Como buscar planilhas na web e levar para o Excel 2003/XP

O Excel oferece um recurso que permite a captura de tabelas existentes em páginas web para uma planilha em seu desktop. Trata-se de um recurso muito útil para quem deseja realizar cálculos com base em informações trazidas de uma fonte externa. Também é possível manter um vínculo ativo com a página: se os dados se modificarem na web, serão igualmente modificados na planilha. Veja, por exemplo, como importar uma tabela da web para o Excel. Dê o comando Dados/Obter Dados Externos/Nova Consulta à Web. Na tela que se abre, digite o endereço da página desejada. Você pode escolher a opção Somente as Tabelas e trazer todas as tabelas da página. Ou então selecionar a alternativa Uma ou Mais Tabelas Específicas na Página. Isso implica que você deve indicar o número da tabela desejada. O problema, nesse caso, é que você precisa descobrir, por tentativa e erro, qual número corresponde àquela tabela. Agora, clique em OK. Surge nova tela. Clique em Propriedades para ajustar algumas características da tabela importada.

Marque a caixa Atualizar a Cada X Minutos (defina o valor X), se quiser que os dados sejam recapturados na web a intervalos regulares. Naturalmente, isso só faz sentido se a tabela original for dinâmica, com variações freqüentes, como informações da bolsa de valores e taxas de câmbio. Marque ainda a caixa Atualizar Dados em Abrir Arquivo para que uma reimportação da tabela seja feita toda vez que você abrir a planilha.

No Excel XP, essa tarefa é mais fácil, porque o programa exibe um minibrowser, no qual você pode navegar até a página que contém a tabela que deseja capturar. Cada tabela da página está marcada, no topo, por uma pequena seta. Clique na seta para selecionar a tabela desejada. Isso evita que você tenha de adivinhar qual o número da tabela.